Teve início ontem, no Teatro Municipal, o VII Encontro de Zootecnia e o VI Simpósio de Ciências da Unesp Dracena, com a palestra do professor doutor Geraldo Stachetti Rodrigues, da Embrapa de Jaguariúna. Segundo o professor doutor Heges Heinrichs, da Comissão Organizadora e Científica, a expectativa é que mais de 300 inscritos entre técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação participem do evento durante os três dias. “Há inscrições de estudantes da Unesp de Ilha Solteira, Botucatu e Jaboticabal, além de outros estados como Mato Grosso do Sul e Paraná”, diz.

Um dos destaques deste ano é o número de trabalhos científicos e revisões de literatura recebidas. “No primeiro ano do evento recebemos cerca de 40 trabalhos, este ano são quase 200 trabalhos, apresentados na forma de pôsteres e também oralmente”, afirma Heinrichs. Ele também considerou a relevância das palestras. “É uma oportunidade para que os participantes já que os palestrantes são especialistas e trazem as mais recentes informações em suas áreas. Além disso, a busca em aprofundar o conhecimento é o que diferencia o profissional no mercado de trabalho”, avalia.

Hoje (7), as atividades começam às 8h30 com a palestra: Estratégias nutricionais para redução na excreção de nutrientes por aves e suínos com o dr. Gustavo Lima, da Embrapa, Concórdia (SC); depois às 9h45: Sustentabilidade aplicada à aquicultura, com o mestre Thiago José Milani do CTA Meio Ambiente e às 14h: Produção de biodiesel a partir da gordura animal com César Abreu, diretor técnico do Frigorífico JBS. Às 16h, haverá mesa redonda: 1- Boi verde com o zootecnista Marcos Baruselli da Tortuga Cia.

Zootécnica Agrária e 2- Produção de aves e suínos orgânicos com o professor doutor Alfredo Sampaio Carrijo da UFMS/Campo Grande (MS). Em seguida, apresentação oral dos trabalhos científicos: Estimativas de Parâmetros Genéticos em codornas de corte apresentado por: Tássia Souza Bertipaglia; Avaliação da capacidade operacional de campo por meio do custo operacional dos tratores agrícolas no município de Dracena por Johnny Maciel de Souza; Importância na análise econômica na pecuária por Thiago Franco da Silveira, Uso do flunixin meglumine, somatotrofina bovina e/ou gonadotrofina coriônica humana sobre as concentrações plasmáticas de progesterona por Alexandre Perdigão. À noite haverá apresentação de pôsteres e confraternização.

Amanhã (8) a programação segue com palestra às 8h30: Implicações socioeconômicas da sustentabilidade com o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo da Secretaria do Estado do Meio Ambiente de São Paulo e às 9h45: A produção animal nas próximas décadas: exigências do consumidor com Julio Cesar Calvo da Agrosuisse LTDA. Ao final haverá café e premiação dos trabalhos.

SERVIÇO – Informações pelo www.dracena.unesp.br ou no local ou pelo telefone: 3821-8200.