Para chamar a atenção da sociedade brasileira sobre o problema da exploração sexual de crianças, o Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Brasil, vai “abraçar” a cidade do Rio de Janeiro hoje (19) às 20h30. O espetáculo marca o lançamento da campanha Carinho de Verdade, uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que visa ao desenvolvimento de ações que levem informação e promovam um debate sobre a violência sexual de menores. A intenção é criar engajamento e reduzir a indiferença sobre o assunto.

O “abraço” do Cristo Redentor será feito por meio de diversas projeções luminosas que permitirão uma ilusão de ótica de movimento dos braços do monumento. Serão usados oito projetores que precisarão ter perfeita sincronização com áudio, luz e com a estrutura arquitetônica da estátua. De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, a intenção é fazer com que a sociedade abrace a causa e ajude de alguma forma na luta contra a exploração sexual de menores.

“Esse movimento abrange todos os projetos que existem no Brasil contra a exploração sexual no país. Estamos reunindo uma rede do bem contra uma rede do mal que se beneficia com a exploração sexual de crianças e adolescentes nesse país”, disse Meneguelli.

Segundo dados do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Disque 100, disque denúncia para casos de violência contra crianças, recebe em média 82 denúncias por dia. Ainda de acordo com o Conanda, de janeiro a setembro, a Região Nordeste foi a que mais registrou denúncias: 16 por grupo de 100 mil habitantes. Em todo o Brasil, no mesmo período, foram 9,6 mil denúncias de exploração e abuso sexual. O estado da Bahia foi o campeão com mais de 1,2 mil. De todos os registros de exploração sexual, 80% foram sofridas por meninas.

A campanha Carinho de Verdade surgiu do projeto Viravida, que oferece cursos profissionalizantes para vítimas da exploração sexual. Para ajudar na divulgação, o movimento, que tem como madrinha a apresentadora Xuxa e é patrocinado pela Petrobras, realizou um comercial de alerta e conscientização, com mais de 65 artistas. O lançamento da campanha será transmitido ao vivo pela internet, na página www.carinhodeverdade.org.br. Os internautas também poderão dar um “abraço virtual”. Para cada cem gestos pelo site, o Cristo repetirá o movimento uma vez.