O prefeito de Dracena, Célio Rejani informou que o município poderá ter uma diminuição nos repasses do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] devido aos números da população apresentados pelo IBGE. Ele explicou que o recenseamento apontou 43.309 habitantes na cidade, número que não atinge a faixa de 44.150 habitantes [estabelecido pelo Senado Federal] para que os repasses do FPM sejam de 2% ao município. Dessa forma, Dracena teria uma redução de 2% para 1,8% nos repasses do FPM, o que representaria uma perda de R$ 1,5 milhão ao município, segundo estimativa do secretário de Administração, Divanir Ledo dos Santos.

O prefeito afirmou que a administração está verificando com mais profundidade o trabalho do Censo para ver se não houve falhas no processo.

Ontem de manhã, foram apresentadas as informações do recenseamento em Dracena durante reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, na Sala do Cidadão da Prefeitura.

O coordenador de subárea, Hélio Rodrigues, destacou que os serviços de coleta terminaram na cidade, no entanto, as pessoas que não receberam a visita do recenseador podem entrar em contato com o Posto de Coleta pelo telefone 3822-4749.

Ele reforça que o objetivo é esgotar as possibilidades para contar todas pessoas, pois os dados podem ser acrescentados no sistema até 31 de outubro, quando o Censo 2010 será finalizado em todo o País.

O Censo apontou 43.164 habitantes em Dracena. Mesmo não atingindo a estimativa feita pelo IBGE de 44.309 habitantes, Hélio considerou que a cidade teve um crescimento vegetativo acentuado em relação à contagem da população em 2007, quando apresentou 42.107 habitantes.

A preocupação, segundo o coordenador, é a quantidade de casas vazias existentes na cidade. Os recenseadores percorreram 14.240 domicílios ocupados, número maior que os 13.427 estimados pelo IBGE. No entanto, há outras 1.397 casas vagas, 525 de uso ocasional e nova fechadas.

A agência do IBGE de Dracena concluiu a coleta de dados do Censo 2010 em oito dos dez municípios compreendidos em sua área.

O secretário de Administração, Divanir Ledo dos Santos, acompanhou os trabalhos na cidade, ressaltando o empenho das equipes e a importância das pessoas que não foram recenseadas procurarem o IBGE.

O chefe da agência do IBGE, Raul Teixeira Silva, lembrou que desde 2008, as equipes trabalham no planejamento, pré-coleta, atualização de mapas, para que o Censo 2010 seja um retrato fiel da realidade do município.