Para encerrar a programação da Jornada Acadêmica de Cinema das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, será exibido na próxima terça-feira (9), às 15h, o documentário ‘O Pontal do Paranapanema’.
O filme conta a história de uma região onde os conflitos pela terra já duram mais de um século e por meio de depoimentos, traça um panorama sócio-ambiental do processo de ocupação da região e de seus problemas atuais.
Após a exibição, haverá um debate com o professor do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, Eduardo Luís Couto, com mediação do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) da IES, José Artur Teixeira Gonçalves.
“A programação tem objetivo de analisar a realidade brasileira, sua diversidade cultural e seus conflitos sociais. Ao final, haverá um debate com a participação dos telespectadores e professores da Toledo convidados para a discussão dos temas propostos”, enfatiza Gonçalves.
Assim como todas as sessões realizadas, a exibição de mais esta produção nacional é aberta para alunos da graduação, pós-graduação, ensino médio e toda a comunidade, cujos interessados em assistir a este filme devem fazer sua inscrição antecipadamente no endereço www.unitoledo.br
Sinopse – O Pontal do Paranapanema tem um olhar sócio-ambiental e propõe uma discussão sobre o processo de ocupação da região e suas conseqüências a partir de depoimentos de personagens atuantes nesta história. Estão lá grandes fazendeiros, ex-posseiros, representantes de setores da igreja, assentados, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), promotores do estado, políticos, organizações não governamentais, cientistas e ambientalistas.
Ficha Técnica O Pontal do Paranapanema
Documentário, 52 min, 2005
Direção – Chico Guariba
Roteiro – Júlio Rodrigues
Consultoria Histórica – Paulo Henrique Martinez
Patrocínio: Petrobras
(Com assessoria de imprensa)