O curso de Zootecnia da Unesp Dracena promove o 5º Dia de Campo, no próximo dia 18 de novembro, com os temas principais – melhoramento genético de bovinos de corte e cultivares de brachiaria. As atividades práticas ocorrerão no período da manhã, das 8h às 11h30, no Sítio São Francisco, localizado às margens da SP-563. À tarde, das 13h30 às 16h30, serão ministradas palestras no auditório da Unesp Dracena. As inscrições são gratuitas e podem participar produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados no assunto.

A realização é do NUPEE – Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pastagem e Bovinocultura de Corte, sob a coordenação dos professores Gelci Carlos Lupatini, Cristiana Andrighetto e Ricardo da Fonseca, e participação de 11 acadêmicos do curso de Zootecnia.

O NUPEE vem desenvolvendo nos últimos sete anos projetos de pesquisa, produzindo informações e gerando tecnologias de recuperação de pastagens degradadas, manejo e produção de cultivares de brachiaria (Marandu, Xaraés e Piatã), suplementação na seca de bovinos de corte, prova de ganho de peso, avaliação de carcaça e qualidade da carne de bovinos, além de outros projetos menores.

Por isso, o Dia de Campo tem como objetivo principal divulgar informação e tecnologias, contribuindo com a produção de bovinos na região. Além disso, no curso de Zootecnia são realizados dezenas de projetos de extensão que visam contribuir com a comunidade e no desenvolvimento regional.

O capim Piatã será uma das novidades no evento, cultiva nova de Brachiaria brizantha, desenvolvida e lançada recentemente pela Embrapa Gado de Corte, a qual foi estudada comparativamente com o Brizantão (Marandu) e o Xaraés na tese do professor Gelci Carlos Lupatini.

Os resultados demonstraram que o capim Piatã apresenta bom potencial de utilização nos sistemas de produção de bovinos, contribuindo juntamente com o Xaraés na intensificação da produção e diversificação de pastagens.

SERVIÇO: Mais informações no site www.dracena.unesp.br ou pelo telefone 3821-8200.