A Instituição Novo Amanhecer (INA) abre inscrições para novos alunos a partir do dia 1º de dezembro até 14 de janeiro. Podem se inscrever adolescentes dos 13 aos 17 anos, de baixa renda, que estejam matriculados e frequentando a rede pública de ensino.

Os jovens de 13 e 14 anos são direcionados para o projeto Rumo ao Futuro, com cursos semiprofissionalizantes de informática, marcenaria, culinária, bordado, manicure e cabelo, além do reforço de português e matemática, dança e esporte. Dos 15 aos 16 anos, frequentam o Pró-Jovem, quando são encaminhados para o Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA).

O PQA foi criado para atender às exigências da Lei do Aprendiz, criando oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Vários alunos da INA, pelo desempenho, conseguiram o primeiro emprego através do programa, que já está na segunda turma, com 86 aprendizes. Eles frequentam a instituição duas vezes por semana – toda segunda e terça-feira, das 14 às 18h – quando têm as aulas teóricas.

Entre as disciplinas cursadas estão: conhecimentos em rotinas administrativas, técnicas em vendas, técnicas em rotinas de supermercado, ética profissional, cidadania e ética, informática, matemática, marketing pessoal, empreendedorismo, vencendo a timidez em público, comunicação e expressão, esportes (extraclasse).

Os professores são: Andréia Ubeda, Alberto Soares, Celso Monteiro, Crislaine, Dayara Alonso, Ivanete Cândido, João Henrique Custódio e Maria Luisa Mota. A coordenadora pedagógica é Guanaíra Bragatto.

Nos demais dias da semana – quarta, quinta e sexta-feira, das 14 às 18h – os alunos colocam em prática o aprendizado nas empresas parceiras. Estes alunos possuem registro em carteira, recebem meio salário mínimo e continuam estudando no ensino regular no período da manhã.

O vice-presidente da INA, Cláudio Fávero, destacou que o trabalho é monitorado por visitas às empresas e acompanhamento dos alunos pela assistente social Maraísa Fernandes e psicóloga Ana Cláudia Souza. Os alunos também são avaliados por desempenho e nota, e os empresários podem consultar o aproveitamento de seus aprendizes durante as aulas. Regularmente, a INA encaminha às empresas uma pesquisa para saber como está o desempenho dos aprendizes.

INTERDISCIPLINAR – Os alunos do PQA ainda participam de projetos interdisciplinares, segundo informou o professor orientador João Henrique Custódio. No último dia 8 de novembro, parte da turma conheceu a Fruteza, o processo de produção de sucos, manutenção da câmara fria e funcionamento da empresa em geral, acompanhados dos funcionários Nilton e Edilberto. O restante da turma visitará a Fruteza na segunda-feira (22).

João Henrique disse que estão previstas outras visitas às usinas da região e à Funada de Presidente Prudente.

INSCRIÇÕES – De 1º de dezembro a 14 de janeiro na Instituição Novo Amanhecer, rua Princesa Isabel, 203.

Telefone (18) 3821-1886. Documentos necessários: duas fotos 3×4, xérox da certidão de nascimento, do CPF e RG do responsável, do CPF e RG do aluno, comprovante de residência, comprovante de renda de toda a família, atestado de matrícula, último boletim escolar e cartão do Bolsa Família.