O Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) participou do processo de doação de 7.216 mudas de árvores frutíferas que irão reforçar a renda familiar de 400 famílias em três assentamentos de Araçatuba: Hugo Herédia, Araçá e Chico Mendes.

As mudas foram levadas para os assentamentos na manhã de ontem (18) e serão divididas entre as famílias. Para cada assentamento, foram destinadas 2.405 mudas. Os assentados farão um pomar coletivo e vários individuais, que ajudarão na alimentação da família, animais e poderão gerar renda.

Dentre as espécies doadas estão as de jabuticabeira, goiabeira, araçá, ameixa, caju, conde, carambola, coco, abacate, pitanga. Laranjeiras e limoeiros vão render frutos no prazo mínimo de dois anos e meio. “Logo teremos frutas para todo mundo. Em três anos, vai ser só fartura”, comemora um dos coordenadores do Assentamento Hugo Herédia, Roberto dos Santos. Para ele, a doação veio em boa hora. “A gente vive da produção de leite, criação de porcos, galinhas e outros serviços da terra. Essas frutas vão ajudar no alimento dos animais e da família toda”, explica.

Esta é a primeira vez que os três assentamentos recebem o benefício, que é oferecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e conta com a parceria da Prefeitura de Araçatuba. “As mudas foram adquiridas com repasse do Incra, mas a Administração Municipal intermediou a compra e doação para os grupos que serão beneficiados, com média de 18 mudas por família”, esclarece o biólogo e chefe de gabinete da SMMAS, José Luís Carvalho Salles.

HORTO

As mudas estavam no Horto Municipal, para facilitar o carregamento dos caminhões e transporte até os assentamentos. “O horto abriga mudas para logradouros urbanos, as quais os munícipes podem solicitar. Interessados devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e escolher a espécie. Equipe vai até a residência, planta e faz o acompanhamento da árvore”, informa Salles.