Alunos do curso de Psicologia da Unifadra montaram projeto de apoio ao grupo que trabalha na coleta seletiva de lixo em Dracena e apresentaram ao prefeito Célio Rejani, ontem (19) de manhã, na Prefeitura. Eles estiveram acompanhados do coordenador do curso, Donizete Zequini Campos, da professora Cláudia Regina Parra e do diretor acadêmico da Unifadra, Ênio Garbelini.
Cláudia Parra explicou que o trabalho busca organizar e fortalecer o grupo de catadores de lixo, oferecendo dinâmicas, filmes, encaminhando para as unidades de saúde e de saúde mental, levando-os para conhecer outras cooperativas, com o objetivo de melhorar a autoestima e trazer benefícios coletivos.
“É preciso que eles se reconheçam como um grupo, se valorizem e que a sociedade também tenha outro olhar para o trabalho que desempenham, de grande valia para o meio ambiente”, ressaltou a professora. O projeto também está vinculado às ações de sustentabilidade da Fundec.
Ela disse ainda que alunos de outras instituições de ensino poderão ajudar na organização do grupo como o de Ciências Contábeis, Direito, também o de Serviço Social e outros mantidos pela Fundec.
O prefeito Célio Rejani considerou a ação positiva e afirmou prestar apoio ao que fosse necessário para o desenvolvimento do projeto. Acrescentou que o município conseguiu comprar um caminhão de lixo para a coleta seletiva e retirar as pessoas que viviam no lixão, e aos poucos, está estruturando melhor o trabalho na cidade, divulgando a importância da comunidade colaborar com a cooperativa na separação do lixo.