A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou na quarta-feira (15), a entrega do Prêmio Governo do Estado de São Paulo – ações inclusivas para as pessoas com deficiência – edição 2010, com apoio da Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. Em cerimônia pública, na sede da Secretaria, a Prefeitura de Dracena foi premiada entre as 10 melhores práticas inclusivas do Estado de São Paulo com o Projeto “Ver, Ouvir e Movimentar”.

O prefeito Célio Rejani esteve presente a premiação que contou com a presença do governador do Estado, Alberto Goldman. “Estamos felizes por Dracena ter se destacado entre os inscritos para o prêmio de ações inclusivas.

Orgulhamos-nos de termos desenvolvido o projeto que estará no catálogo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência servindo de modelo para os outros municípios do Estado”, enalteceu o Rejani que esteve acompanhado ainda da secretária municipal Irmes Mattara e da diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Valéria André da Costa.

O Projeto consiste em oferecer aulas de natação para alunos com surdez, deficiência visual, física ou intelectual, objetivando a inclusão social por meio do esporte e também descobrir novos talentos para participarem de competições e jogos paraolímpicos.

O objetivo do prêmio é estimular a implementação de práticas inclusivas e aprimorar a gestão de políticas públicas, em especial na atuação com os municípios paulistas, com ações inclusivas voltadas ao segmento das pessoas com deficiência, que soma mais de cinco milhões no Estado de São Paulo. Cerca de 300 inscrições participaram do processo de seleção.

“É com muita satisfação que nós vimos que as práticas inclusivas têm se multiplicado por todo o Estado. Este prêmio é um reconhecimento àquelas ações que mais contribuíram para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Que elas sirvam de exemplo para que outras ações semelhantes surjam em todos os municípios”, afirmou Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Participaram das inscrições as instituições públicas e privadas de todos os municípios do Estado de São Paulo, que registraram suas práticas inclusivas no questionário digital do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência – disponibilizado no endereço eletrônico http://bit.ly/deficiencia, vinculado ao Portal da Secretaria. As inscrições já se encerraram, mas os registro das práticas ainda são permitidos e todos, independentemente da participação no Prêmio, serão considerados no Portal do Observatório que está sendo elaborado com a finalidade de dar visibilidade às práticas inclusivas implementadas em todo o Estado.