Na última sexta-feira (17), o governador Alberto Goldman divulgou o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2010. Na microrregião de Dracena apenas os municípios de Flora Rica (84,26); Junqueirópolis (83,76), Tupi Paulista (83,16) e Irapuru (82,27) conseguiram o certificado de qualidade ambiental do Estado de São Paulo, denominado Selo Município Verde Azul. Dracena obteve pontuação de 73,01 e apresenta evolução em comparação dos 58,02 obtidos no ano passado e dos 22,96 em 2008.

Dos 614 municípios paulistas avaliados, 143 foram consagrados com o certificado Município Verdes Azul. Isso significa que mais de 15% das cidades do Estado alcançou média acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100. As cinco primeiras do ranking estadual são: Santa Rosa de Viterbo (94,31 pontos); Sarutaia (94,23); Paulo de Faria (93,54); Martinópolis (93,16) e Anhumas (92,94).

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso considerou que desde a implantação do Projeto Município Verde Azul em 2008, Dracena vem melhorando seu desempenho. Neste ano, ele destacou as notas do esgoto tratado (9,62) e do lixo mínimo (8,4).

Neste último estão inseridos a coleta seletiva e a adequação do aterro sanitário.

Ele explicou que a coleta seletiva possibilita a diminuição do volume do material que iria para o aterro sanitário e este está passando por adequação – a vala de 50x100m e 4,5 m de profundidade recebeu gel membrana – e será feita drenagem para captação de chorume. Ainda de acordo com o secretário dentro de uma semana, o local já poderá abrigar o lixo orgânico e a adequação do aterro possibilitará uma nota mais alta na avaliação do próximo ano. “A expectativa é que em 2011 vamos conseguir a certificação”, diz. Para tanto, Basso adiantou que a secretaria irá priorizar a arborização urbana, mata ciliar, educação ambiental e poluição do ar.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o projeto: esgoto tratado; lixo mínimo; recuperação da mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar; estrutura ambiental; e conselho de meio ambiente.

Em Dracena, a interlocutora do programa Município Verde Azul é Mariana Machado.