Os proprietários de veículos automotores registrados em São Paulo já podem efetuar o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2011. A partir desta semana todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto.

A Secretaria da Fazenda começou na terça-feira, 21 de dezembro, a enviar os avisos de vencimento do imposto. A postagem de cerca de 14 milhões de informes estava prevista para ser concluída até o final de dezembro. O comunicado é apenas um lembrete, não é boleto e nem guia de recolhimento.

O contribuinte tem até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro, para pagar o IPVA 2011 em cota única, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os proprietários têm também a opção de quitar o imposto em fevereiro, sem desconto. Em todos os casos os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento por final de placa. O seguro obrigatório deve ser recolhido junto com a primeira parcela do imposto (para quem dividir o pagamento), ou junto com a cota única.

Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento no guichê de caixa.  Os pagamentos também podem ser feitos nos terminais de auto atendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é importante procurar mais informações com o despachante policial.

NOTA FISCAL PAULISTA – A utilização de créditos da Nota Fiscal Paulista deixou o tributo mais barato para 314.194 consumidores paulistas que, em outubro, destinaram R$ 57.097.719,27 para abater do IPVA de 268.295 veículos.

Este abatimento constará do Aviso de Vencimento do IPVA 2011 enviado pela Secretaria da Fazenda.

Em 2011, o IPVA ficará em média mais barato em São Paulo. Levantamento efetuado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) registrou queda média 7,2% nos preços de venda praticados no varejo.

Somente motos e similares tiveram retração acima da média (queda de 9,1%). Para os automóveis, o preço médio ficou 7% menor em relação ao ano passado. Caminhões, ônibus e microônibus terão diminuição de 5,8% e os utilitários de 5%. A pesquisa realizada pela Fipe levou em consideração o preço médio dos automóveis praticado no mercado no mês de setembro de 2010.

Não houve alteração de alíquotas no imposto: os automóveis movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal;  carros a álcool e gás pagam 3%; picape cabine dupla, 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus e motocicletas pagam 2% sobre o valor venal. Os caminhões recolhem 1,5%.

Para obter mais informações a respeito de valores, datas de pagamento e rede bancária autorizada, a Secretaria dispõe de serviço de informação ao cidadão por meio do telefone 0800-170110 e na internet.