Balanço parcial da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (10/01), mostra que 352 cadastros referentes ao passe social foram preenchidos no PUM (Parque de Uso Múltiplo) Coronel Miguel Brizola de Oliveira, no primeiro dia da inscrição. Essa quantidade representa 4,4% dos benefícios que devem ser concedidos, cuja quantia prevista é de em torno de oito mil. A ação é de iniciativa da Seduc e tem como proposta possibilitar a gratuidade para alunos que residem a mais de 1.000 metros de distância da escola onde estuda e que dependem do transporte urbano para locomoção. Já no prédio da Seduc, onde são feitas as inscrições para alunos que residem na zona rural ou que possuem algum tipo de deficiência, foram realizados mais 28 inscrições – 12 para alunos deficientes 16 para alunos sitiantes.

Somente no PUM, são aproximadamente 28 profissionais que preenchem o cadastro no local. Os interessados precisam preencher alguns requisitos básicos, estão previstos para serem aprovados por representantes da Seduc e do Centro Controle Operacional das duas empresas de ônibus que operam no município (TCPP e Pruden Express).

O cadastramento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem interrupção para o horário de almoço, e contempla três tipos de públicos: alunos matriculados na rede pública de ensino (municipal ou estadual) e que dependem da linha de transporte urbano para chegar à escola, alunos residentes na zona rural e que utilizam vans e kombis como meio de transporte, e portadores de necessidades especiais. Nos três casos, os interessados devem ter idade igual ou superior a cinco anos. Além de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, estudantes do Supletivo (presencial) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também têm o direito de pleitear o passe social.

Dos interessados no benefício, são exigidos os seguintes documentos: atestado de matrícula da escola onde o pretendente ao passe social estuda, constando o número do RA (Registro Escolar); atestado de inexistência de vaga das escolas próximas de sua residência ou domicílio com distância de 1.000 metros da escola (somente para passe social); cópia da certidão de nascimento ou RG; cópia do comprovante de endereço recente (luz ou telefone); laudo médico atualizado referente à deficiência (para alunos deficientes matriculados em escolas públicas ou entidades sociais); e foto 3×4 recente (para moradores da zona rural e portadores de necessidades especiais).

(Com assessoria de imprensa)