O Projeto Criança Feliz de Dracena não parou as atividades no período de férias. Para aproveitar o tempo livre dos alunos, neste mês de janeiro, são oferecidas aulas de artes, música e esportes com três professores. Participam os alunos do projeto que estão cadastradas no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, num total de 119 crianças. Além do transporte gratuito, elas também recebem café da manhã e almoço.
As refeições são preparadas pelas cozinheiras Rosângela Nogueira e Josefa Alves de Lima, que atuam na EE 9 de Julho. Josefa disse que a merenda está bem diferenciada com muitas frutas, legumes e verduras, também vários tipos de carnes como de vaca, frango, peixe e porco. “A merenda está excelente e os alunos gostam de ver o colorido nas refeições, por isso, procuramos diversificar as receitas”, comenta. Ela ainda informou que no ano passado, as cozinheiras frequentaram o curso Alimente-se Bem, do Sesi, que esteve no município pela segunda vez.
As nutricionistas Mariana Rossetto e Mayara de Oliveira, da Secretaria da Educação, também estiveram no projeto na hora do almoço.
Elas explicaram que o cardápio é composto por frutas, no mínimo três vezes na semana, carnes, verduras, legumes e produtos de época. “Também o peixe, que queremos inserir mais vezes no cardápio diminuindo o consumo da salsicha”, disse Mariana. Ela destacou que a variedade está sendo maior devido à aquisição de produtos da agricultura familiar. Além das escolas municipais, as nutricionistas também cuidam da alimentação nas escolas estaduais, com atenção para o cardápio das que funcionam em período integral. Mariana lembrou que a equipe faz visitas diárias às escolas para verificar o armazenamento e higiene dos produtos, uso do uniforme, preparo da alimentação, desperdício e educação nutricional. Atualmente são cerca de 60 cozinheiras no ensino infantil, municipal e estadual.
A coordenadora do Projeto Criança Feliz, Sônia Cabanhas, informou que os próprios alunos se servem durante as refeições, utilizam talheres e pratos de vidro. As atividades de férias seguem até 31 de janeiro das 8 às 11h30. Cerca de 60 crianças comparecem todos os dias ao projeto. “É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entre os alunos”, explica Sônia.
No projeto, as crianças foram divididas em três turmas que se revezam entre as aulas de música com o professor Welington Rodrigo Dejavitte, de recreação e natação com a professora Marieli Perez e de recreação e artes com a professora Michele Patrícia Dejavitte.
O PETI é um programa do Governo Federal que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a elas e suas famílias a possibilidade de outro futuro. São atendidas crianças e adolescentes até os 16 anos. A coordenadora do PETI é Melissa Delabandeira.