A Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena iniciou ontem (17), o primeiro mutirão de limpeza do ano contra a dengue. Os moradores devem ficar atentos às datas de recolhimento em cada setor da cidade e depositarem nas calçadas os objetos que possam acumular água, evitando os criadouros do mosquito transmissor da dengue e febre amarela, o Aedes aegypti.
Hoje (18), o recolhimento ocorrerá no setor 2, da rua Olavo Bilac e Estrada de Ferro a rua Belo Horizonte e da avenida José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras. Nesta área estão os bairros Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristóvão, Vila Romana, Jardim América, Europa, Vera Cruz, Metrópole e centro.
Amanhã (19), será da Estrada de Ferro a rua Fioravante e da avenida Expedicionários a rua Irradiação. Os bairros são centro, Vila Lucélia, Jardim São Francisco, Kennedy, Éden e Parque Jamaica.
LEISHMANIOSE – O coordenador de equipe da VE, Idelino Soares Sena, informou que os agentes também trabalham na borrifação de veneno contra a leishmaniose no Parque Dracena. O serviço começou há duas semanas e percorrerá o bairro todo. “É um trabalho demorado, pois o veneno é aplicado dentro e fora das residências num raio de 100 metros da casa onde foi identificada a doença”, explica.
Há dois casos suspeitos de leishmaniose na cidade ainda não confirmados. Assim que a equipe terminar o serviço no Parque Dracena deverá cuidar da prevenção nestes locais. Lembrando que a população pode colaborar mantendo os quintais sempre limpos. A doença é transmitida pelo mosquito palha.