O combate à corrupção e às fraudes será a prioridade do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. No discurso de posse, hoje (19), ele afirmou que será “incansável na luta contra a corrupção e contra os desvios éticos e de conduta”. E acredita que terá “o apoio de pessoas e instituições que zelam pelo interesse público”.
Outras prioridades de Hauschild serão a modernização do instituto e a valorização dos servidores, para melhorar o atendimento prestado ao cidadão. “[Quero] alcançar a plena eficiência gerencial, que repercuta no equilíbrio dos resultados da previdência e na satisfação dos clientes finais dos nossos serviços: o povo brasileiro”.
Na solenidade de posse, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ratificou a necessidade de se buscar a excelência no atendimento ao público e eficiência no combate a corrupção. O ministro ainda apontou outra prioridade para o INSS: a expansão do número de agências de atendimento. “A política de expansão vai acrescentar mais 720 unidades da Previdência. Já há 45 para serem entregues nos próximos meses”, informou ele.
Garibaldi Alves Filho disse também que quer ampliar a cobertura previdenciária, principalmente das trabalhadoras domésticas, pois “há 200 mil [domésticas] que não têm direito à aposentadoria” por não estar inseridas no sistema previdenciário.