O presidente da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Wagner Pinheiro, comemorou hoje (25) o Dia do Carteiro com um café da manhã com funcionários da estatal na Central de Distribuição Domiciliar (CDD) de Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Ex-presidente da Petros, fundo de pensão da Petrobras, Pinheiro está há dez dias na presidência da ECT.
Em discurso, ele destacou a importância do trabalho do carteiro, “profissional que bate à porta de todas as famílias brasileiras” e que desfruta de “uma imagem muito boa” perante a sociedade. Pinheiro disse que fará o que for possível para preservar a integridade física dos trabalhadores dos Correios que, muitas vezes, ficam expostos a condições climáticas adversas.
Os Correios fornecem protetores solares aos carteiros desde 2001, além de óculos escuros e bonés. Os funcionários recebem também bolsas ergonômicas, que protegem mais a correspondência e são mais confortáveis para o carteiro. A bolsa foi desenvolvida com base em estudos na Universidade Federal de São Carlos (SP). Dessa parceria resultaram também tênis com suportes especiais para caminhada usados pelos carteiros.
Sobre o concurso público que preencheria vários cargos na empresa, e foi adiado no fim do ano passado, Pinheiro disse que, por estar há pouco tempo no cargo, não poderia se aprofundar no assunto. Ele informou, no entanto, que as inscrições serão abertas o quanto antes e que, ainda no primeiro semestre, deverá ser feito o concurso para contratar mais de 8.500 trabalhadores.