Em decorrência das fortes chuvas que têm ocorrido na região Sudeste, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) informa que a situação é de normalidade nas seis usinas hidrelétricas que a Companhia opera nas bacias dos rios Paraná e Paraíba do Sul.

No Rio Paraná, a Usina Ilha Solteira, uns dos principais reservatórios de acumulação do rio, ainda tem boa capacidade de armazenar água e, por enquanto, não está prevista a abertura das comportas.

O reservatório de Ilha Solteira atua como controlador de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível do rio Paraná, o que poderia trazer riscos às populações ribeirinhas.

Apesar de ainda não haver necessidade de uma operação de controle de cheias na bacia do rio Paraná, a Cesp ressalta que está atenta e preparada para iniciar esta operação assim que for necessário.

ABERTURA DE COMPORTAS – As comportas das usinas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), também no rio Paraná, foram abertas, mas em suas posições mínimas e apenas para controle do nível operacional. Em decorrência das grandes afluências e fortes chuvas ocorridas e previstas para acontecer na bacia do rio Tietê, a Cesp abriu as comportas da Usina Três Irmãos, que fica quase na confluência do Tietê com o Paraná e recebe todo o volume de água escoado pelas chuvas no Médio e Alto Tietê.

A abertura dessas comportas, realizada no último dia 17 de janeiro, é considerada normal no período chuvoso, que vai de novembro a março. A Cesp ressalta que as vazões praticadas são esperadas e não oferecem risco para as instalações das usinas e nem para as populações ribeirinhas.

A operação de abertura de comportas é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e tem a função de manter os reservatórios das hidrelétricas nos níveis recomendados pelo Plano Anual de Prevenção de Cheias, do Sistema Interligado Nacional (SIN).