Com o início das aulas, as crianças voltam a tomar café da manhã nas escolas e creches municipais e escolas da rede estadual. Leite, chá ou bebida láctea podem até variar, mas, o pão com manteiga é tradicional de segunda a sexta-feira.
O pãozinho, que chega às mãos dos alunos, é feito na padaria municipal da cidade pelo padeiro Sirço e o ajudante Emerson. O trabalho começa de noite (por volta das 23h) e vai até de manhã. De acordo com as nutricionistas da Prefeitura, Mariana Bodini Rosseto e Mayara Fortunatto de Oliveira, na padaria são produzidos de quatro a cinco mil unidades por dia dependendo da demanda. Além das escolas, algumas entidades assistenciais da cidade também são atendidas.
As nutricionistas explicam que dentre os ingredientes como óleo, açúcar e água, são utilizados, em média, 100 pacotes de farinha de trigo de 25 kg e 100 pacotes de fermento de 500 g por mês.
Uma vez terminado o trabalho na padaria é a vez da distribuição. O motorista Magal entrega os pães nas escolas das 6h às 7h e nas creches das 7h às 8h. Nos locais, as merendeiras preparam o café da manhã, que é servido antes das aulas. E assim, durante o ano letivo, o processo se repete de domingo a quinta-feira.