A Emdaep investiu R$ 16,8 mil na aquisição de mais dois equipamentos para seu laboratório de análise de água, fazendo com que a unidade fique praticamente completa para vários procedimentos, até então realizados em outras cidades, o que demorava e gerava muitas despesas. O objetivo é o atendimento da Portaria 518 do Ministério da Saúde.
Foi adquirido um espectrofotômetro da Digimed e um autoclave vertical da Prismatec. O espectrofotômetro possui duplo feixe óptico e faz a análise da água coletada em diversos pontos da rede pública de Dracena. É um instrumento que analisa, através do espectro luminoso, amostra que responde àquela luminosidade. Através de padrões já conhecidos, os analistas podem determinar o teor percentual de inúmeras substâncias contidas em um determinado material sob análise. Na prática será feita qualquer tipo de análise de água, através do método colorímetro.
A Emdaep pretende ainda analisar a água das lagoas de tratamento de esgoto. O autoclave é o equipamento indicado para esterilização de materiais e utensílios diversos usados em laboratórios. O processo de esterilização é feito através do vapor de água saturado, gerado através de um conjunto de resistências elétricas.
ANÁLISES DIÁRIAS – A Emdaep possui equipe de funcionários para coleta de amostras de água na cidade e análise em seu laboratório junto ao reservatório na rua Maria Moretti Carreira, no bairro São Francisco.
O controle de análise de água abrange cloro, flúor, cor, pH e turbidez. E ainda possíveis características de odor e sabor. As análises estão contidas em relatório mensal dos poços ao lado da torre da antiga Telesp, Casa de Recalque, no bairro Metrópole, caixa elevada na rua Euclides da Cunha, poço ao lado da Emefi Moacir Simardi, antiga Sanbra, bairro João Vendramim, bairro São Francisco, jardim Vera Cruz, bairro Emílio Zanatta, rua Carlos Gomes e distritos de Jamaica e Jaciporã.
Está comprovado que a água de Dracena está dentro dos padrões exigidos. Resultado da análise ainda é encaminhado para órgãos de fiscalização. A responsável é a técnica em Química, Maria Aparecida Pinheiro.