Representantes de quatro imobiliárias da cidade estiveram na Prefeitura ontem (30) de manhã, se queixando do não recebimento de parte dos carnês do IPTU e ITU. Eles conversaram com o secretário da Fazenda, Oldaqui Lopes Neves.
A primeira parcela do imposto vence hoje (31), valendo ainda o desconto de 5% para o pagamento em cota única. Lembrando que os contribuintes devem pagar o imposto apenas nas agências do banco Santander ou no posto bancário da Prefeitura.
O secretário explicou que as imobiliárias queriam que os carnês do IPTU fossem separados e entregues a elas para que repassassem aos contribuintes. No entanto, Oldaqui frisou que a Prefeitura não dispunha de tempo nem pessoas adequadas para o serviço, que demandaria grande tempo, atrasando as entregas em outros locais da cidade. Também reforçou que o compromisso da Prefeitura é com os contribuintes e não com as imobiliárias, que reivindicaram nova prorrogação para o pagamento do imposto.
“A entrega dos carnês foi concluída na quinta-feira (24) passada, com praticamente uma semana para os contribuintes que não receberam os carnês procurarem a Prefeitura para retirá-los. Neste ano, mesmo com a mudança na distribuição dos carnês, apenas 700 deles não foram entregues, número reduzido se comparado há anos anteriores, quando o número variava de 1.000 a 1.500 carnês devolvidos pelos Correios”, informou o secretário.
Os representantes das imobiliárias destacaram que, como não receberam os carnês com antecedência, não houve tempo para se organizarem nas cobranças e os contribuintes pagarão multas pelo atraso.
A decisão da própria Prefeitura em distribuir os carnês do imposto na cidade este ano foi tomada para diminuir as despesas com os Correios, que continuou fazendo as entregas apenas para os proprietários de imóveis que residem fora do município. A administração analisa se o tempo de prorrogação, que passou do dia 15 para o dia 31 março, foi suficiente para que os contribuintes pudessem efetuar o pagamento.
Os contribuintes que não receberam o carnê do IPTU e ITU devem procurar a Prefeitura e, caso haja necessidade, requerer a 2ª via do carnê, emitida sem nenhum custo.