Tanto se fala da alimentação saudável e seus benefícios à saúde que a população aos poucos tenta a se habituar a procurar os produtos livres de agrotóxicos. A preocupação também incentiva muitos moradores a cultivarem suas próprias hortas e pomares nos quintais de casa, tendo a certeza de colocar na mesa alimentos saudáveis.

O aposentado Aníbal Suci, que reside em Dracena desde 1950, é um dos exemplos. No fundo da casa dele há pés de mexerica, limão, laranja lima, laranja baiana, poncã, jabuticaba, romã, além do canteiro com temperos diversos como salsinha, cebolinha e orégano.

O pé de abobrinha menina é o mais recente. Aníbal conta que o plantou há cinco meses numa lata de tinta e ficou feliz com a produção. “Já colhi 23 abobrinhas e agora tem mais 19”, disse. A produção é para o consumo próprio.

“Fico com um pouco, distribuo o restante para a família, amigos e vizinhos”, comenta.

Aníbal explica que só utiliza como adubo esterco de gado e de galinha. Apesar da produção variada no quintal, o aposentado considera que os netos, e os jovens de maneira geral, não se preocupam muito com as frutas e preferem substituí-las por industrializados, não tão saudáveis.

A preocupação com a alimentação, também ajuda Aníbal na função de atleta. Há alguns anos, ele e a esposa participam dos Jogos Regionais do Idoso e praticam atividade física regularmente.