Na reta final de vendas para Quaresma e Páscoa, os supermercados da cidade aguardam a decisão dos consumidores nestes últimos dias e esperam cumprir as metas para o período. Mesmo estando mais caros, os bombons, barras e ovos de chocolate saem das prateleiras, tendo em vista a tradição de presentear, principalmente as crianças, na Páscoa. Os gerentes destacam que, até o momento, as vendas têm correspondido às expectativas, mas aguardam grande movimentação, próximo ao feriado.
De acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP, na comparação com o ano passado, a variação de alguns produtos ficou acima da inflação medida entre fevereiro de 2010 e março deste ano, de 7,21%, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe. Nas caixas de bombons, por exemplo, a variação de preços entre 2010 e 2011 foi de 1,36%; nos ovos de Páscoa (2,75%) e bolos de Páscoa (10,06%).
O Procon-SP orienta aos consumidores pesquisar os preços e as formas de pagamento em vários estabelecimentos. Também lembra que, antes de comprar qualquer produto, deve-se avaliar a relação preço e qualidade e prestar atenção às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação.
A embalagem deve apresentar selo do Inmetro e a faixa etária sempre que houver brinquedo no interior do produto.
BACALHAU – Por outro lado, o reajuste dos ovos de Páscoa poderá ser compensado em parte pela queda nos preços de outro produto típico do período: o bacalhau. Com a queda do dólar, o produto importado chegou aos supermercados neste ano mais barato do que em 2010. Alguns gerentes da cidade perceberam aumento de mais de 40% na venda do peixe este ano.
Bastante procurado em todo período da Quaresma, além do bacalhau, outros ingredientes registram boas vendas como frutas, legumes, ovos, azeite, azeitonas, leite de coco, sardinhas de lata, atum, peixes congelados e também os vinhos, para acompanhar os pratos com peixes.
Foram entrevistados os supermercados Milena, Vieira e Troyano.