Seis músicas foram classificadas para as finais do Festival de Música 2011 da Fundação CASA. As seleções regionais do interior aconteceram no Teatro Municipal de Botucatu, dia 18, e na Universidade de Marília (Unimar), dia 19 deste mês. O tema desse ano é Cultura Brasileira.

Em Botucatu, o grupo Novo Brasil da CASA Vitória Régia ficou em primeiro lugar com a música “Vai Brasil”. Em segundo, foi classificado o grupo Brasileirinhos da CASA Madre Tereza de Calcutá, com a música “Nosso Brasil”. O último classificado do primeiro dia foi o grupo Tom Negro da CASA Botucatu, com a composição “Samba, minha razão de viver”.

Na cidade de Marília, o grande vencedor foi o grupo Nossa Cor da CASA Irapuru II, com a letra “Brasilidade”. Em seguida, encontra-se o grupo Artemisturada da CASA Mirassol, com a música “Mulata Inzoneira”. No terceiro lugar ficou o grupo Suingue Novo da CASA Araçá com a música “Cultura – Um Suingue Brasileiro”.

Participaram dos eventos unidades da Divisão Regional Norte (DRN), Divisão Regional Oeste (DRO) e Divisão Regional Sudoeste (DRS). Mais de 130 adolescentes compareceram durante os dois dias de seleção. A disputa foi acirrada nos dois dias e os critérios para selecionar as melhores criações foram: adequação ao tema, performance de palco, composição e música.

Guilherme Nico, gerente de arte e cultura da Fundação CASA, incentivou os adolescentes a continuar praticando música. “Vocês já são vitoriosos por chegarem até aqui. O importante é vocês perceberem que podem ser bons em qualquer coisa que quiserem”, enfatiza.

As duas comissões julgadoras foram compostas por pessoas de conhecimento musical, inclusive músicos do Projeto Guri, que é um grande apoiador do Festival de Música.

Entre eles, Marco Papa, técnico em instrumentos de cordas do Projeto Guri, afirmou que os adolescentes atingiram uma qualidade musical muito elevada. “A música nos transforma quando fazemos com amor e eu vi muitas transformações aqui”, declarou.

Mais duas semifinais acontecerão no mês de maio (dias 3 e 4), ambas na cidade de São Paulo. A final do festival também será na capital paulista no dia 18 de maio. A sede das etapas de São Paulo será a Secretaria de Educação do Governo do Estado.