O artista dracenense Cândido Marques da Costa Junior inaugura no próximo dia 5 de maio, seu ateliê de escultura na avenida Alcides Chacon Couto, 1.770, Estância Cristina, no bairro Tonico André. Ele começou as reformas há uns dois meses com o objetivo de ministrar cursos no local, mas afirma que têm planos para ir além.

Com terreno amplo e privilegiado pela natureza, Cândido Marques Junior explica que pretende criar um espaço de cultura, tendo em vista a possibilidade de cursos ao ar livre, exposições, visitas, entre outras atividades. “O ateliê é apenas uma sementinha”, diz o artista. Ele mesmo cuidou dos reparos, da decoração, das cores, sempre atento aos toques que a paisagem naturalmente lhe proporcionou.

O apreço pelas bromélias, cicas, cactos, palmeiras, entre outras espécies – colecionadas por Cândido Junior – se encarregaram de criar um ambiente agradável e inspirador para a arte, característica que o pintor aproveitou para incentivar a criatividade e sensibilidade em seus futuros alunos. “Aqui é possível pintar a natureza, com a natureza e na natureza”, ressalta.

O espaço de arte também poderá ser utilizado por outros professores que não disponibilizem de local para realização de cursos, informa Cândido Junior.

A princípio, ele recebe inscrições para o curso de escultura em terracota (argila), que será realizado no ateliê. Ele conta que as peças feitas de terracota são queimadas no forno e o resultado final do trabalho é uma surpresa, até mesmo para os artistas.

Cândido Junior diz que pretende convidar a comunidade para participar da abertura do forno, um momento festivo.

Assim, seria uma oportunidade de a comunidade apreciar o trabalho dos artistas e comemorar com eles, além de poder adquirir as obras.

A população poderá conhecer o local do ateliê durante o 5º Salão de Artes, de 7 a 21 de maio, organizado pela Secretaria de Cultura de Dracena em parceria com o artista, que decidiu apostar no ambiente diferenciado para a exposição. A proposta foi aprovada pelos participantes do Salão.

CARREIRA – Cândido Marques da Costa Junior começou a pintar profissionalmente há uns cinco anos, também é protético, decorador e paisagista. Natural de Dracena, na adolescência já mostrava grande interesse pela arte, tendo em vista os familiares que sempre deram muito valor para as artes plásticas e para a música.

Ele conta que por muito tempo, desenhar era somente uma forma de expressão, que depois o levou a querer aprender as técnicas e segredos da pintura. Então, passou a procurar cursos de arte e fez aulas com o pintor Alberto Pezzan por alguns meses. Mais tarde, mudou-se para Machado (MG) para cursar a Faculdade de Agronomia.

Inspirado no novo Estado expõe na Estação Cultural, desenhos e guaches sobre cartão. Alguns anos depois, muda-se para São Paulo para cursar a Faculdade de Desenho Industrial na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Nesse mesmo período, aproveita seu tempo frequentando o Liceu de Artes e Ofícios nos cursos de quadrinhos no Sesc Pompéia e decoração de interiores no Senac. Ainda em São Paulo, participou de algumas coletivas na FAAP e no Salão de Arte do Banespa na avenida Paulista.

Ao retornar a Dracena, continua dedicando parte de seu tempo com pinturas e exposições coletivas, inclusive participando de uma em Presidente Epitácio, onde seu principal quadro ficou em evidência na recepção do salão.
Depois voltou a São Paulo, dedicando-se à pintura e fez contatos importantes com artistas de expressão nacional e internacional como Carlos Araújo; Fang; SouKit Gon; Alberto Pezzan; Adélio Sarro; Cássio Lazaro; Eduardo Petri, entre outros.

Durante toda a carreira, as obras de Cândido Marques Junior passam por muitos estilos e técnicas. Atualmente, fazem parte do acervo da Marcelo Neves Galeria de Arte na cidade de São Paulo e da Galeria Manolo Saez, em Curitiba (PR).

Cândido Marques Junior escolheu como tema releituras de alguns artistas famosos renascentistas e o cotidiano urbano de diversas cidades do mundo. Agora, já não se preocupa com regras e nem estilo definido, simplesmente pinta o que acredita ser aquilo que lhe de prazer.

SERVIÇO – Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3821-1213.