A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou em reunião nesta terça-feira o reajuste de tarifas de quatro distribuidoras de energia elétrica, toda elas pertencentes à Rede Energia.

Todas as novas tarifas entrarão em vigor a partir de 10 de maio, informou a agência reguladora.

O maior efeito médio a ser sentido pelos consumidores cativos acontecerá na Paranapanema, de 11,5 por cento. A concessionária atende 154,8 mil consumidores em 27 municípios paulistas, como Assis e Tupã.

Para a distribuidora Caiuá, que atende 24 municípios e 203,7 mil clientes, o reajuste médio entre consumidores cativos residenciais e industriais será de 5,67 por cento. Entre as cidades atendidas estão Presidente Prudente e Adamantina.

Na Bragantina, diz a Aneel, o reajuste médio será de 5,48 por cento. A distribuidora atende 122 mil clientes em 15 municípios, incluindo alguns do sul de Minas Gerais. Bragança Paulista (SP) e Monte Verde (MG) estão entre as localidades atendidas.

Para a CNEE (Companhia Nacional de Energia Elétrica), o reajuste médio será de 5,47 por cento. A distribuidora atende 96,4 mil clientes em 15 municípios paulistas, como Catanduva e Novo Horizonte.

A Rede Energia afirma ser responsável pelo abastecimento de cerca de 34 por cento de todo o território nacional, ou 17 milhões de pessoas, em 578 municípios de 7 Estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.