O Centro de Controle de Zoonoses de Dracena já recebeu ofício informando sobre a vacinação contra raiva para cães e gatos, que deverá ocorrer entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro deste ano. Após a suspensão da vacinação antirrábica em todo o País, no ano passado, pelo Ministério da Saúde, devido aos eventos adversos associados à vacina, um novo cronograma de fornecimento foi estabelecido.
As entregas do imunobiológico para a vacinação nacional deste ano começam nesta sexta-feira (27), conforme previsto pelo Ministério da Saúde. O Tecpar será o laboratório responsável pela produção das doses. O sistema de monitoramento de eventos adversos adotado em 2010, com notificação em formulário eletrônico será mantido pelo Ministério da Saúde.
Serão duas etapas de vacinação: a primeira abrange os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, com a campanha em julho; a segunda, nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraíba, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, com a campanha em setembro.
A estimativa de cães e gatos a serem vacinados no estado de São Paulo é de 7.860.404.