Alunos do projeto Ver, Ouvir e Movimentar – da Secretaria de Educação de Dracena em parceria com a Academia Estilo Livre – participaram da 1ª seletiva estadual para as Paraolimpíadas Escolares 2011, sábado (18), na AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos).
Houve provas de 50m nos quatro estilos, 100m e 200m nado livre para as categorias A (12 a 15 anos) e B (16 a 19 anos).
Os paranadadores dracenenses competiram nas categorias destinadas a deficientes visuais, físicos e intelectuais, em provas de 50m nado livre e nado de costas, todos pela categoria A. “Apesar dos alunos disputarem pela primeira vez em competições oficiais, pode se dizer que tiveram um bom rendimento”, destacou o professor Julio César Monteiro.
Na seletiva de Marília estiveram atletas de Dracena, Novo Horizonte, Alvinlândia, Suzano e da cidade sede.
Dalton lsaias de Oliveira Ferreira, Gabriel Rodrigues Cardoso e Larissa Gabriela da Silva Santos disputaram na categoria de visuais (S 11, S12 e S 13); Ana Paula da Silva Paulino, Valéria Cristina Pires e Joel Batista da Silva na categoria dos intelectuais (S 14) e Vitor Hugo Gonçalves Ribeiro na categoria de físicos (S 7).
A delegação foi conduzida pelo professor Monteiro, estagiários Alexandre e Marta Yamaguchi.
No domingo (19), haveria a 2ª seletiva em Araraquara e a 3ª está marcada para 2 de julho na capital. Após as seletivas serão anunciados os nomes dos 24 paranadadores da seleção paulista nas categorias A e B (12 para cada categoria, sendo seis masculino e seis feminino, com dois de cada deficiência – físico, visual e intelectual).
Eles representarão São Paulo na fase nacional das Paraolímpiadas Escolares 2011, em agosto, na capital paulista.