O tempo colaborou para que a última etapa da Copa do Brasil de Biribol em Dracena fosse um sucesso. Sábado e domingo foram dias quentes, ensolarados, com tardes amenas, devido à presença de nuvens na região.
Nas piscinas, as disputas foram acirradas. Dracena no sábado venceu Catanduva por WO, Barretos por 2 a 1 e Araraquara por 2 a 0. Nas semifinais o time dracenense venceu Santos por 2 a 0.
A partida final da segunda divisão foi um clássico regional, com uma disputa muito dura entre Dracena e Adamantina. Em jogo muito equilibrado, sem muitos erros, a equipe de Adamantina estragou a festa dracenense e conquistou o título. No primeiro set Dracena perdeu por 21 a 18, no segundo o time se recuperou e venceu por 21 a 13 e no set decisivo, a equipe acabou sendo derrotada por 21 a 19.
Dracena teve a sua disposição Cindinho, Caíque, Renato, Cebola, Luiz Fante, Bragatão e Ne. Adamantina contou com Alessandro, Edinho, João Pedro e Pedrinho.
Se fosse uma etapa intermediária, Adamantina e Dracena teriam subido para a primeira divisão. Como essa foi a etapa de encerramento da Copa do Brasil, o ranking a ser apurado pela Liga Nacional de Biribol é que vai decidir quem vai estar na Série A e na Série B em 2010.
Na Série A, não houve surpresa, apesar do equilíbrio das equipes, São Caetano venceu todos os adversários e acabou não apenas ganhando o título da etapa, mas a Copa do Brasil de Biribol de 2009. Santos acabou ficando na segunda posição na etapa ao perder o jogo final por 3 a 0.