A coleta de sangue para a campanha de doação de medula óssea será no próximo sábado (17), das 9h às 15h, no ginásio Galenão (Fundec). O objetivo é promover o cadastramento de possíveis doadores.
Os requisitos são: ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. A coleta será feita pelos profissionais do Hemocentro de Marília.
O cadastro é feito apenas uma vez e os dados devem ser mantidos atualizados para que, no caso de haver compatibilidade com algum paciente, o doador seja encontrado. As atualizações podem ser feitas pelo email: redome@inca.gov.br ou pelo (21) 3970 – 4100.
Em Dracena houve uma campanha em 2008 e quem participou naquela época, não precisa se cadastrar novamente. A campanha é uma realização do Lions Cinquentenário de Dracena e Leo Clube com apoio da Fundec.
MEDULA ÓSSEA – É um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, sendo conhecido como “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.
O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula e do sangue.