Nesta terça-feira (27), o setor de apreensão de animais da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) de Presidente Prudente apreendeu três equinos que estavam soltos na avenida Tancredo Neves, em frente à base da Polícia Militar. Segundo a pasta, este ano foram apreendidos mais de 150 animais em vias públicas.
De acordo com o funcionário responsável pelo setor, Haysmer Belonci, os proprietários ainda não foram identificados. “É comum recebermos denúncias de animais soltos nesta região. Como se trata de ruas e avenidas movimentadas o risco são os acidentes”, relata.
O morador da zona leste, que não quis ser identificado, pontua que muitos jovens fazem uso dos animais para transporte de drogas ilícitas. “É uma judiação. Os bichos são explorados e mal tratados. Há alguns dias tive que alimentar um cavalo que estava preso há dias sem água e comida. Além disso, eles ficam em praças públicas em contato direto com as crianças, o que também é muito perigoso”, comenta.
Conforme Belonci, os proprietários serão notificados e deverão comparecer à Secretaria de Obras para regularizar a situação. Para retirar o animal do setor de apreensão o dono deve arcar com as taxas de apreensão no valor de R$ 71,74, além do frete e da diária. Os animais que foram recolhidos pelo caminhão da fiscalização nesta terça-feira foram levados para a área de 17 alqueires da Prefeitura – o Sítio Bom Jesus, situado às margens da Rodovia Júlio Budisk (SP-501), quilômetro oito, altura do bairro Limoeiro.
No local, os animais devem receber todos os cuidados como alimentação até retornar para os proprietários. Segundo o responsável, a ação tem como objetivo apertar o cerco contra proprietários de animais que deixam equinos e bovinos soltos em vias e áreas urbanas de Presidente Prudente. “Somente este ano foram apreendidos mais de 150 animais soltos na cidade”, revela.