Para atender a nova norma estabelecida pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) em relação à inclusão de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Presidente Prudente intensifica o trabalho de visitas às famílias nos territórios dos Cras (Centros de Referências da Assistência Social).

Conforme a chefe da pasta, Regina Helena Penati, o trabalho está sendo desenvolvido junto a Empresa Júnior das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, com alunos do curso de Serviço Social.

Segundo ela, a nova norma exige que todos os beneficiários do BPC sejam cadastrados no CadÚnico, inclusive idosos e portadores de deficiência. “O objetivo do Governo Federal é conhecer todas as famílias identificadas como vulneráveis para serem contempladas com ações diversas. Isso porque é justamente através deste cadastro que essas famílias têm acesso a benefícios das esferas federal e municipal”, explica.

De acordo com a secretária, o cadastro tem duas ações importantes, que é a inclusão e a atualização. “Atualmente temos cerca de 13 mil famílias inclusas neste cadastro, das quais 5.700 delas recebem o Bolsa Família. A previsão até o fim de 2012 é atingir um público entre 15 mil e 16 mil famílias”, relata.

Em relação à alteração no cadastro, Penati comenta que o INSS já faz o envio de cartas para os beneficiários, informando-os sobre a mudança (atualização de dados no CadÚnico). A SAS, por sua vez, também está com equipes nos territórios, visando incluir famílias beneficiárias no mesmo cadastro. “Já fizemos o Morada do Sol e estamos concluindo a região do Parque Alexandrina e Vila Nochete”, revela. Na sequência, as visitas ocorrerão no Augusto de Paula e Sabará.

Serviço – A sede da Secretaria Municipal de Assistência Social fica na rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, nº 491, no Jardim Marupiara e atende pelo telefone (18) 3221-1797.