Adamantina, Pirapozinho e Bastos. Essas foram as três cidades da região que firmaram novos contratos com a Sabesp em 2011. Os documentos foram assinados em março, maio e novembro, respectivamente, e têm validade por 30 anos.

Em Bastos, tanto a lei autorizativa quanto o contrato de concessão foram firmados no ano passado. A lei autorizativa é a aprovação da câmara de vereadores para a tomada de certas decisões do prefeito, no caso, a assinatura de contrato com a Sabesp. Outras quatro cidades tiveram leis autorizativas aprovadas: Santópolis do Aguapeí, Presidente Epitácio, Flórida Paulista e Flora Rica.

A aceitação nas cinco câmaras rendeu à regional de Presidente Prudente o prêmio de 1º lugar no índice “Novas Leis Autorizativas”, um dos itens analisados em uma seleção interna da Sabesp que verifica as boas práticas das 10 unidades regionais do interior e litoral do Estado.

Hoje, dos 62 municípios da regional com sede em Presidente Prudente, 44 já renovaram os contratos e quatro têm leis autorizativas aprovadas. Dos 14 municípios restantes, seis têm contratos que vencem em longo prazo (após 2017), ou seja, oito cidades estão em negociação efetiva atualmente.