Começou na segunda-feira e termina amanhã (9), o segundo módulo do curso de jardineiro – manutenção, contenção e reforma com a engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Renata Sampaio Basso. O curso é um dos primeiros deste ano promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com Sindicato Rural e Prefeitura de Dracena no recinto da Fapidra. O primeiro módulo foi realizado em novembro. As atividades foram gratuitas.
Instrutora do Senar desde 1999, Renata explicou à reportagem que os 14 participantes aprenderiam sobre formas de propagação (alporquia, garfagem, mergulhia e borbulha); adubação química e orgânica; tipos de poda (formação, contenção, arbusto e limpeza); tratamento pós-poda; árvores de rua; propagação por folhas; mudas; divisão de touceiras, irrigação, pragas e doenças entre outros assuntos. Além das apostilas, os alunos receberão certificados com carga horária de 32 horas. O objetivo é a capacitação profissional.
Um dos participantes, Márcio André Bressante, trabalha na Fruteza há um ano como jardineiro. Ele contou que foi incentivado pelo patrão a frequentar o curso. “Achei que iria me aperfeiçoar, que já sabia tudo, mas percebi que não sabia nada. Quero continuar fazendo os cursos do Sindicato Rural e Senar nessa área”, disse.
Quem sempre participa das atividades é a aposentada Ana Maria Pereira Salgado, mais conhecida como Ana Ceará. Ela já fez os cursos de salgados, derivados do leite, processamento de carne suína e bovina e panificação. No final do ano, garantiu uma renda extra fazendo e vendendo o rolê de frango (receita em que o frango é desossado e recheado), que aprendeu no curso de processamento da carne de aves.
“Acho os cursos muito bons, ao invés de ficar sem fazer nada, acho que as pessoas deveriam ter mais interesse em aprender”, opinou a aposentada que já tem como objetivo fazer os cursos de tratorista, eletricista, inseminação artificial entre outros assim que disponíveis.
No ano passado, o Sindicato Rural em parceria com o Senar e a Prefeitura promoveram 35 cursos na cidade, sendo que o mais procurado foi o de tratorista, capacitando 525 pessoas.