A forte onda de calor que atinge Presidente Venceslau nas últimas semanas tem provocado o aumento considerável no consumo de água por parte da população, fazendo com que as reservas trabalhem no limite e provocando, por algumas horas do dia, a falta do líquido em algumas regiões do município, principalmente as mais altas.
Segundo dados da Secretaria de Saneamento Básico, o aumento do consumo nos últimos dias chegou a picos de 50% em relação a períodos considerados normais.
Por conta disso, o responsável pela pasta, Nilson Branquinho Scalon, lançou nesta sexta-feira (10) um alerta para que a população evite algumas ações que acabem por desperdiçar água.
Entre as elencadas pelo secretário, está a lavagem de calçadas e veículos. “Estamos enfrentando uma situação bastante atípica, com muito calor e pouca chuva. Solicitamos que a população se conscientize para economizar ao máximo no consumo de água e evitar desperdícios”, diz.
Scalon descarta num primeiro momento a possibilidade de se decretar sistema de racionamento de água. No entanto, se a situação referente ao alto consumo perdurar, a medida não estará descartada. “A palavra de ordem agora é economizar. Se cada um fizer a sua parte, passaremos por esta situação sem que haja necessidade de tomar decisões mais extremas”, avisa.