A Escola de Samba Viva abre o desfile da passarela do samba do Carnaval 2012 de São José do Rio Preto, neste domingo (19). O desfile tem início às 20h30 e a escola de Samba, que faz sua primeira apresentação este ano, promete inovação em fantasias, adereços e sensibilização com o samba-enredo e tema da escola, “Viva sem álcool e sem drogas”.

Para garantir a beleza da festa, os cerca de 600 integrantes da Escola de Samba Viva de Rio Preto participam neste sábado (18/2), às 16 horas, do último ensaio geral de todas as alas.

O ensaio acontece em frente à Escola Viva, no Eldorado. A batida forte da ala da Bateria “Soldados da Paz”, com 55 integrantes, entre crianças e adolescentes, vai marcar o passo e o samba no pé dos foliões. A Bateria é regida pelo mestre Kauê Oliveira.

A Escola desfila na avenida com cerca de 600 integrantes distribuídos em 13 alas, incluindo as tradicionais alas da Baiana e das Crianças e três carros alegóricos. A escola tem folião de 6 a 70 anos.

O samba “Viva sem álcool e sem drogas”, composto por Vinícius do Cavaco será puxado pela cantora Patrícia Pires, que também pertence a comunidade local.

A Escola conta com participação de moradores dos vários bairros da Região Norte, próximos às Escolas Viva do Eldorado e Dom Lafaiete, e do Ponto de Cultura “Viva Cultural”.

De acordo com a presidente da ONG Escola Viva, Eliana Lopes, a escola nasceu do pedido e envolvimento da própria comunidade, que integra os projetos desenvolvidos nas Escolas Viva. “Temos muitos pais voluntários que estão ajudando na confecção de roupas, no reaproveitamento de peças e trabalhando muito para levar alegria à avenida”, diz ela

A Escola de Samba Viva é mais uma inovação da equipe do Ponto de Cultura Viva Cultural sob coordenação de Alexandre Pedroso e supervisão do carnavalesco e também apoiador do projeto, Augusto José Cetrone.