A cidade de Dracena vive nesse início de 2012, uma fase de expansão na área comercial. Novos empreendimentos estão sendo implantados e empresas tradicionais do município estão se transferindo para novos e amplos espaços. De acordo com a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, em 2009, foram abertas 237 empresas, número que aumentou em 2010, quando foram abertas 493. A secretaria ainda não disponibilizou os dados referentes a 2011.

Empresários de Dracena e de outras localidades também planejam investimentos a médio prazo, adquirindo prédios que estavam desativados e que estão, ou serão demolidos, para dar lugar a modernas instalações que irão modificar a arquitetura urbanística, principalmente na área central. Alguns entrevistados não quiseram ter seus nomes divulgados e também não citaram os nomes dos novos empreendimentos.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE), Eduardo de Souza Alves, Dracena é um polo regional do comércio e grandes investimentos, como esses que estão vindo, consolidam o desenvolvimento do município. Alves informa ainda que a ACE, junto com a administração municipal, está oferecendo todo o apoio para novas empresas que venham a se instalar na cidade.

O JR fez um levantamento das principais empresas que estão investindo no comércio dracenense e apostando no potencial da cidade, atraindo cada vez mais consumidores dos municípios da microrregião e do estado do Mato Grosso do Sul, após a abertura da ponte em Paulicéia. Acompanhe abaixo as histórias desses novos empreendimentos que estão gerando empregos e divisas para Dracena.

 

OKAMOTO AUTO PEÇAS

Hideki Okamoto começou a trabalhar no comércio de Kikuti Goto, na avenida Presidente Vargas, em 1962, a pavimentação asfáltica terminava na esquina da loja, na rua Marechal Rondon. Além da avenida de terra batida, Hideki lembra que quase não havia construções nas imediações.

Com tanto espaço disponível, não havia razão para a feira livre ser realizada na rua, ou seja, os feirantes fixavam suas barracas com mercadorias nos lotes vazios naquelas proximidades.

No local, não só era possível garantir as compras da semana, comerciantes também podiam anunciar seus empórios, secos e molhados, armazéns e produtos no serviço de alto-falante.

Algumas décadas mais tarde, o prédio iria abrigar a Okamoto Auto Peças, de propriedade de Hideki. Há 50 anos atuando no mesmo ponto, em breve, a loja estará em novo endereço. Até o fim deste mês, a loja será instalada em sede própria, na rua Vendramini, 25. “Trabalhando aqui na Presidente Vargas, construí minha vida, casei, tive dois filhos e os criei”, reflete.

O prédio foi comprado por um grupo de investidores da cidade. A reportagem conversou com um deles, que contou que a construção será reformada para ser alugada para empresas da cidade ou região. O barracão ao lado também foi construído pelo grupo e a previsão é que uma grande rede de móveis seja instalada.

 

HOTEL GUANABARA

O antigo Hotel Guanabara, localizado na avenida Presidente Roosevelt, centro, que durante muitos anos foi uma referência na cidade e na região, está desativado há mais de cinco anos. Recentemente, o prédio foi adquirido por um dos principais empreendedores na cidade, o jogador Edu Dracena.

Segundo seu pai, João Luiz de Souza, o senhor Adão como é conhecido, o objetivo, no futuro, provavelmente até o final do ano, é construir uma galeria de lojas no local. “Para isso é preciso pensar em um projeto bem elaborado para que o investimento dê retorno”, avalia, explicando que o local, por ser no centro da cidade, é um dos pontos em que o metro quadrado é mais caro no município.

Adão também informou que todo o prédio será demolido para a construção da galeria. Além do novo empreendimento, o projeto do mini-shopping deverá modernizar a arquitetura urbanística no centro da cidade.

Ainda de acordo com o pai, Edu Dracena pretende continuar investindo no município, principalmente em imóveis, porque ele quer voltar a morar na cidade, quando deixar o futebol. “Novos investimentos no futuro dependerão de quanto tempo ainda o Edu jogará futebol, mas espero que ele continue jogando por muitos anos para continuar com os empreendimentos aqui”, concluiu.

 

DRACENA PRESENTES

Uma das mais tradicionais lojas de Dracena, no mercado desde 1963, a Dracena Presentes está ampliando a área de atuação. Uma nova empresa está sendo implantada no prédio onde funcionava a Caixa Econômica Federal (CEF) na avenida Presidente Roosevelt.

“Será uma loja independente da Dracena Presentes, com produtos diferenciados no segmento de presentes e utilidades do lar. O consumidor poderá encontrar desde um simples balde plástico, uma tábua de passar roupa até eletrodomésticos, como liquidificadores, espremedores de frutas e ferros de passar, exceto a linha branca (fogão, geladeira e máquina de lavar)”, informa o proprietário Jaime Nakano.

O prédio da antiga CEF está passando por reformas e adequações e a previsão é que a nova loja comece a funcionar já no próximo mês, em março.

 

POSTO DE COMBUSTÍVEL

O antigo Choppão, localizado na avenida José Bonifácio, era um dos mais badalados pontos de encontro da região no final da década de 70 e início dos anos 80, mas foi desativado e durante anos, o prédio permaneceu desocupado. Agora está em demolição para abrigar uma nova empresa. Um posto de combustível será instalado no local por um grupo de empresários da cidade de Garça.

 

SUPERMERCADO

O extinto Xadrez Tênis Clube, no cruzamento das ruas Marechal Rondon e Messias Ferreira da Palma, foi demolido. No terreno será construído um prédio para a instalação de mais um supermercado da empresa Ikeda de Junqueirópolis, sendo a sexta loja do grupo. A obra tem previsão de ser concluída em setembro, criando 150 vagas de empregos diretos.

 

AUTOMÓVEIS

Assim que a agência dos Correios, na avenida José Bonifácio, for reinaugurada e deixar o prédio da avenida Presidente Roosevelt, outro empreendimento será instalado no local. A reportagem conversou com um empresário de Araçatuba, proprietário de uma concessionária naquela cidade, que assegurou que uma locadora de automóveis de um grupo de Araçatuba estará funcionando na Roosevelt até o fim de março.

 

TODESCHINI

Uma das unidades da Todeschini de Dracena mudará de endereço. A previsão é que na primeira quinzena de março, a loja, que funciona na avenida Presidente Roosevelt, passará a funcionar na rua Tiradentes. As informações são do proprietário Junior Salsman.

Ele explicou que o objetivo é proporcionar um melhor atendimento aos clientes, uma vez que a nova instalação tem 200 m² de construção e estacionamento. Junior comentou que a loja atende moradores de Panorama até Osvaldo Cruz. A Todeschini fabrica móveis planejados para cozinhas, dormitórios, salas, banheiros, escritórios, lavanderias e ambientes corporativos.

 

INSS

A Agência da Previdência Social (INSS) de Dracena também mudará de endereço em breve. Segundo informações da assessoria de imprensa em Presidente Prudente, a agência passará a atender na avenida Presidente Vargas, 303, esquina com a rua Tiradentes.

A mudança ocorrerá assim que as adequações do prédio forem efetivadas e vistoriadas pelo Serviço de Engenharia do INSS e pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social).

O objetivo é oferecer maior conforto aos usuários da Previdência Social, com adequações nas salas de perícia médica, melhoria na climatização dos ambientes, atualização na infraestrutura dos sistemas informatizados e melhoria do atendimento.

A Agência da Previdência Social de Dracena está instalada na rua Maracaju, 1235, desde o dia 22 de maio de 2003.