A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo está com tudo pronto para a terceira edição da Mostra Gastronômica de Rio Preto, que acontece no período de 20 de março a 30 de abril.
Este ano 40 bares e restaurantes irão participar. O evento, que teve sua primeira edição em 2010, é resultado de uma parceria entre o Município e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.
A partir de 1º de março, uma equipe de chefes de cozinha irá visitar os estabelecimentos participantes para degustar os pratos criados para a mostra. Só serão servidos os pratos aprovados pelos chefes. “A degustação garante que só pratos aprovados por quem tem expertise entre no cardápio”, informa o secretário de desenvolvimento, Carlos de Arnaldo Silva Filho.
O evento tem por objetivo atrair clientes e estimular a oferta de novos pratos nos locais inscritos. A novidade este ano é que os três melhores chefs de cozinha, serão premiados por sorteio, e os garçons que mais indicarem pratos. Eles vão receber os seguintes prêmios: 1º lugar – R$1 mil; 2º lugar – R$500 e 3º lugar – R$300. Os integrantes do júri popular,( no caso o público que freqüenta e recebe ficha para avaliação) também será premiado. Os consumidores que derem nota vão concorrer a 1 moto, 1 adega climatizada e 1 TV de LCD.
Cada estabelecimento participante deve criar dois novos pratos, especialmente para a mostra: um dos pratos terá preço livre e o outro, será fixado em R$25.
O Sebrae e do Senac vão oferecer workshops com oficinas e palestras específicas para os proprietários de restaurantes e seus colaboradores, todas as quartas-feiras a partir do dia 20 de março. “Queremos oferecer oportunidade a empreendedores do setor de alimentação de investir em novas e melhores práticas de gestão em busca de uma profissionalização cada vez maior na área”, destaca Carlos de Arnaldo.
Carlos Arnaldo informa que o evento já está consolidado no calendário anual de Rio Preto. “É um sucesso. Nesse período em que o movimento nos restaurantes cai, a mostra propicia aumento de 40% no volume de clientes. Estão todos satisfeitos com a iniciativa”, destaca o secretário.