Na tarde de quinta-feira (23), o pesquisador pela Embrapa Pecuária Sudeste São Carlos, Artur Chinelato de Camargo, se reuniu com os técnicos da Cati-regional de Dracena e de Araçatuba. De manhã, ele visitou uma propriedade rural em Santa Mercedes.
De acordo com o assistente agropecuário da Cati-regional de Dracena e responsável pelo projeto Cati leite, Adalberte Stivari, 54 pessoas entre agricultores e técnicos das Catis regionais de Dracena, Araçatuba, Presidente Venceslau e Tupã participaram do Dia de Campo, na propriedade que é considerada modelo. “Foi feita uma avaliação crítica da propriedade e do trabalho desenvolvido. Alguns agricultores também deram depoimentos sobre suas experiências”, diz.
Adalberte citou um produtor de Flórida Paulista que é pioneiro no Cati leite na região. “Quando começou a produção leiteira em sua propriedade era de 25 litros por dia e hoje é de 450 litros. Ele conseguiu comprar carro, estudar os filhos entre outras coisas seguindo as orientações do programa Cati leite”, comenta.
A Cati-regional de Dracena possui mais de 40 propriedades cadastradas no Cati leite, que tem como foco a agricultura familiar. “O objetivo é proporcionar aos produtores descapitalizados a orientação técnica para que alcancem viabilidade econômica e consequente melhora na qualidade de vida”, explicou.
Adalberte explicou que o pesquisador da Embrapa visitava a regional de Dracena três vezes por ano no período de implantação do programa (2002 a 2006), depois as visitas passaram a ser anuais e bienais. A orientação é que os interessados no Cati leite procurem as Casas de Agricultura de suas respectivas cidades.