Encerra no dia 9 de maio, o prazo da Justiça Eleitoral para requerer o título de eleitor ou transferir o local de votação, visando as eleições municipais de outubro. Também é o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida transferir a seção de votação, indo para outra de fácil acesso nas escolas.

“Para o eleitor que mudou de residência na própria cidade ou de município, e quem ainda não tem o título e vai requerer, deve obedecer esse prazo para se regularizar e votar no dia 7 de outubro”, informa o chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco.  

Ele chama a atenção para os eleitores não deixarem para se regularizar nos últimos dias do prazo, evitando eventuais problemas de última hora.

Para requerer o título, é necessário apresentar a carteira de identidade (RG), certidão de nascimento (ou casamento), comprovante de residência e se for do sexo masculino, com mais de 18 anos ou a completar em 2012, a carteira de reservista (certificado de alistamento militar). 

“Menores de 18 anos, do sexo masculino que não tem o certificado de reservista, devem mostrar o comprovante de residência”, informa Auresco. O serviço é gratuito em todos os cartórios eleitorais do Estado.

PESQUISAS – Desde o dia 1º de janeiro está autorizado nos cartórios eleitorais, registros de pesquisas de opinião pública para as eleições deste ano, realizadas por entidades, empresas ou para os candidatos, com a ressalva de que esses registros devem ser feitos até cinco dias antes da divulgação de cada resultado.

“Até o momento não há nenhum registro de pesquisas de intenção de voto no cartório relacionadas a pré-candidatos em Dracena ou Ouro Verde”, informou o chefe do cartório.

ELEITORES – A Comarca de Dracena conta hoje com 37.247 eleitores, sendo 31.652 em Dracena e 5.595 em Ouro Verde. Segundo Auresco, no segundo semestre de 2011, a Justiça Eleitoral realizou uma campanha nas escolas para os jovens requererem os títulos. “Foram emitidos cerca de 500 títulos para menores de 18 anos, o que adiantou bastante o serviço nessa reta final da regularização”, informou Auresco.

Nesta semana, o cartório já registra uma procura maior para inscrição ou transferência do título. Caso da estudante Camila Natalie da Silva, 17 anos. “Estou tirando o título porque acho importante, afinal o jovem é o futuro do país e temos que saber escolher na hora de votar”, disse.

SERVIÇO – O Cartório Eleitoral de Dracena está localizado na avenida Expedicionários, 1381, centro e o horário de atendimento ao público é das 12h às 18h.