O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou ontem, prestação de contas sobre as doações do Imposto de Renda recebidas em 2011, na sala do cidadão da Prefeitura de Dracena.
O presidente do CMDCA, Tiago de David, auxiliado pelo ex-presidente, Carlos Alberto Pereira, e com a presença da primeira-dama Darcy Rejani, informou que as doações alcançaram R$ 113.434,11, no ano passado, valor considerado um grande avanço em relação aos anos anteriores. Atualmente, o CMDCA possui R$ 122.009,98 em conta corrente.
As doações do Imposto de Renda obtidas durante o ano de 2011 serão agora repassadas às entidades cadastradas, após análise dos projetos e necessidades. São oito entidades: Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Adolescência de Dracena (APMIAD), Associação de Valorização Humana (Avahu), Associação Projeto Esperança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa da Criança – Associação de Proteção à Criança de Dracena, Instituição Novo Amanhecer (INA) e Serviços de Obras Sociais (SOS).
Tiago de David agradeceu aos colaboradores e à imprensa pelo êxito que a campanha está obtendo a cada ano e pediu a todos que continuem destinando parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “São muitas as crianças e adolescentes que necessitam de ajuda. Um dos maiores problemas na sociedade é o abandono que estas crianças vivem, sem sonhos e sem futuro”, disse.
Durante o ano, o Conselho realizou trabalho de conscientização na cidade para conseguir doações de parte do Imposto de Renda, de forma a beneficiar projetos que atendam crianças e adolescentes em situação de risco. Darcy e Carlos Alberto informaram que muitas entidades não têm como atender maior número de crianças ou expandir as atividades devido à falta de recursos. Este quadro está mudando com as doações que são repassadas às entidades do município.
COMO DOAR – Para pessoas físicas, que fazem declaração utilizando o formulário completo, podem ser direcionados até 6% do Imposto de Renda devido; para pessoas jurídicas, empresas tributadas pelo Lucro Real, pode ser destinado até 1% do Imposto de Renda devido.
Esse dinheiro já é pago pelo contribuinte sem que saiba onde e como é aplicado. Com a destinação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o dinheiro permanece no município e os doadores podem verificar a aplicação de recursos, uma vez que são direcionados para os projetos com crianças e adolescentes da cidade.
SERVIÇO – As colaborações com o Fundo Municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente podem ser depositadas nas contas – Banco Santander Banespa Agência 0077 – Conta 45-000-185-1 e Banco do Brasil, Agência 0373-5 – Conta 20495-1.