A Prefeitura de Dracena e o ConseIho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Dracena realizaram a 9ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ontem, na sede da Igreja Presbiteriana de Dracena.

O presidente do conselho, Tiago Ferreira Lima de David, deu início ao evento com a presença do prefeito Célio Rejani; a primeira-dama Darcy Rejani e autoridades representativas da região.

A conferência, evento aberto ao público, apresentou o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios” para discussão de elaboração de políticas públicas que garantam os direitos da criança e do adolescente.

O palestrante Elias Lopes Vieira é educador, integra o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e representante da sociedade civil de Ilha Solteira.

Dentre os objetivos da conferência destacam-se o fortalecimento da relação entre governo e sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente; a identificação das estratégias mais eficientes e qualificadas de intervenção da sociedade, capazes de promover mudanças de maior impacto na situação da infância e da adolescência nos municípios da região; o estímulo à participação da sociedade no processo de elaboração e controle do orçamento público voltado para o segmento infanto-juvenil; a inserção na agenda das políticas públicas temas referentes ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e ao fortalecimento da família e sua diversidade; subsidiar a elaboração dos planos municipal/regional de atenção à criança e ao adolescente.

Estiveram presentes ao evento 138 participantes dos 22 municípios da região de Dracena, compreendendo Panorama a Osvaldo Cruz. Também representantes do Legislativo, Executivo, Judiciário, clubes de serviços, comunitários, professores, estudantes, população em geral e imprensa local.