O projeto AABB Comunidade implantado em Dracena no ano de 2010, graças a uma parceria da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (Fenabb), Fundação Banco do Brasil, AABB de Dracena e Prefeitura, está ajudando cerca de 100 crianças com idade entre 10 a 17 anos incompletos, com noções básicas de cidadania, prática de esportes e confecção de artesanato com materiais recicláveis.
Natalina Chítero, coordenadora do projeto, explica que as crianças do Jardim Brasilândia e bairro São Francisco, entre outros, são atendidas nas terças, quartas e quintas-feiras desde o período da manhã na sede da AABB, quando recebe o café da manhã.
Na parte esportiva, sob a orientação do professor de educação física, José Carlos Barbosa, o Zeca, as crianças aprendem a praticar natação, futebol, futsal, basquete, vôlei e também o ping-pong; depois almoçam.
A coordenadora mostrou ainda a sala do empreendedorismo do projeto, onde as crianças usando materiais recicláveis fazem artesanato: enfeites, sacolas, pulseiras e outros objetos. Elas transformam uma caixa de leite em embalagem para presentes; jornais velhos em sacolas; caixas de madeira em porta revistas; sacos de nylon de farinha de trigo em sacolas; cabaças em enfeites que são comercializados futuramente.
“A criança é retirada da rua e aprende a respeitar as diferenças encontradas na vida lá fora e também a conviver melhor com as demais pessoas na escola. O projeto já ajudou, inclusive, a inserir algumas crianças no mercado de trabalho”, ressaltou a coordenadora Natalina.
Segundo o professor Zeca, as crianças saem da prática esportiva e vão direto para a piscina. Natalina Chítero lembra que esse projeto veio para Dracena graças ao empenho do bancário André Lemos com o prefeito Célio Rejani.