O secretário-adjunto de Recursos Hídricos do Estado, Rogério Menezes confirmou ontem, na reunião da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), em Dracena, os investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões para implantação de lagoas de tratamento de esgoto nos distritos de Jamaica e Jaciporã.
Segundo Menezes, o contrato para as obras deverá ser assinado em junho entre a Prefeitura e o Governo do Estado, pelo Programa Água Limpa e com participação de recursos também do Governo Federal.
O prefeito de Dracena, Célio Rejani, que preside o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe, afirmou que a construção das lagoas de tratamento nos dois distritos, Jamaica e Jaciporã, deixará o município com 100% de esgoto coletado e tratado. “Na sede do município, a coleta e tratamento do esgoto já é de 100% e agora o saneamento básico se completa com as lagoas de tratamento nos distritos”, afirmou.
O prefeito disse também que em se tratando da Amnap, as reivindicações são a nível de região. Ele citou os parques estaduais do Aguapeí e do Peixe como importantes fontes de recursos naturais e hídricos.
“Devemos pensar em investimentos por parte do Governo do Estado e também na responsabilidade de conservação dos recursos hídricos para que a região continue tendo água de boa qualidade, que significa saúde para a população”, declarou Rejani.
O secretário adjunto informou ainda que a Secretaria de Recursos Hídricos está se colocando como parceira para solucionar os problemas de saneamento básico nos municípios da região, apontando o programa Água Limpa que pode direcionar investimentos mesmo nos municípios onde os serviços de água e esgoto não pertencem à Sabesp, são municipalizados.
O presidente da Amnap, Valter Martins afirmou que o tema da reunião, “Saneamento e Recursos Hídricos Regional”, interessa para todos os municípios. “O secretário Edson Giriboni não pôde comparecer, mas o adjunto, Rogério estará ouvindo os prefeitos que poderão apresentar os projetos e depois com apoio dos deputados da região, irem discutir a implantação junto à Secretaria”, afirmou.
Martins também citou o Água Limpa como um dos mais importantes programas para resolver a questão do saneamento básico nos municípios e o apoio que o governo estadual oferece aos municípios por meio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) com recursos para serem aplicados em programas como canalização de córregos.
“A reunião é um bom momento para os municípios buscarem soluções para os problemas de água e esgoto, não os que são geridos pela Sabesp, esses já estão com esse processo em andamento”, concluiu.
O deputado Reinaldo Alguz também destacou a importância do tema e reuniões como essa da Amnap que busca soluções conjuntas para os problemas comuns da região. “A presença do secretário-adjunto marca o posicionamento da Alta Paulista e suas prioridades junto ao Governo do Estado”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO – Apesar da importância do tema estavam presentes no início da reunião, apenas os prefeitos de Dracena, Célio Rejani; de Tupi Paulista, João Ferracini (1º vice-presidente da Amnap) e Walter Martins (presidente da Amnap); secretários municipais de Dracena, os vereadores dracenenses, Ademir Ussifati e Rodrigo Castilho; Milton Idie, de Irapuru; Ismael Pigalli, presidente da Câmara de Mariápolis e representantes de vários municípios.