O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Dracena está implantando em dez cidades da microrregião, as Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuária (Comeas), com o objetivo de obter informações mais detalhadas do setor e melhorar os dados estatísticos da agropecuária na região. As Comeas estão sendo instaladas em todo o estado de São Paulo e na região funcionarão em Dracena; Junqueirópolis; Ouro Verde; Santa Mercedes; Monte Castelo; Nova Guataporanga; São João do Pau D’Alho; Paulicéia e Panorama.
O processo de implantação é realizado em parceria do IBGE, Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, associações e sindicatos de produtores rurais. “Cada município está implantando uma comissão, de preferência, composta por cidadãos envolvidos com a agricultura”, informa o chefe do IBGE de Dracena, Hélio Rodrigues.
Entre os dados que as Comeas apresentarão ao IBGE, estão a incidência de pragas; quantidade de chuva que cai na propriedade e município, entre outros itens. “A quantidade de membros de uma comissão pode variar, mas o importante é que sejam representativos para o município no setor de produção rural”, explica Rodrigues.
As estatísticas das Comeas repassadas ao IBGE são enviadas ao órgão para serem utilizadas em pesquisas a nível nacional, como a pesquisa agropecuária que terá informações mais precisas.
As próximas reuniões das Comeas seriam realizadas em Santa Mercedes e Paulicéia (ontem, dia 20), Tupi Paulista e São João do Pau D’Alho (hoje, 21), Ouro Verde e Panorama (amanhã, 22), Junqueirópolis e Dracena (segunda-feira, dia 25).