A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou um novo modelo de faixa exclusiva de ônibus na avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Desde o Ibirapuera, passando pela região da avenida Paulista e seguindo até o centro de São Paulo, foram pintadas duas linhas paralelas para separar a via destinada aos carros das exclusivas para circulação dos coletivos.

Chamada de “diferenciada” pela companhia, a faixa deixou em dúvida motoristas que passaram por ali ontem, primeiro dia de funcionamento da faixa na via.
Isso porque existem trechos onde uma faixa é contínua e a outra, não. Quem está acostumado com a faixa da avenida 23 de Maio, por exemplo, ficou confuso ao entrar em um estacionamento ou pegar uma rua à direita.

“O que é permitido, afinal?”, perguntou o taxista Adriano de Souza. “Deveria ser tudo tracejado ou tudo contínuo. A confusão ficou generalizada e o trânsito, caótico”, afirmou Souza.

 Eduardo Knapp/Folhapress 
Faixas de ônibus na avenida Brigadeiro Luís Antônio, na zona oeste de São Paulo
Faixas de ônibus na avenida Brigadeiro Luís Antônio, na zona oeste de São Paulo

Em nota, a companhia afirmou que a faixa segue o modelo das estradas. Ou seja, os carros podem cruzar a faixa quando a parte pontilhada está mais próxima a eles.

Quando a linha seccionada está próxima dos ônibus, quem está autorizado a cruzar a via segregada e usar a pista paralela, compartilhada, é o coletivo. Se as duas linhas forem contínuas, a passagem não é autorizada.

O projeto, segundo a CET, usou como base a resolução nº 236 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A companhia informou ainda que a faixa foi instalada em fase experimental e poderá sofrer ajustes.

A mesma promessa de ajustes foi feita após a instalação da segunda etapa da faixa de ônibus no corredor norte-sul, há três semanas. Ali, as faixas que separam as vias de rolamento estão apagadas.

A CET disse que está estruturando um novo projeto de sinalização viária para alguns trechos do corredor.