No último dia 2, ocorreu o lançamento oficial do livro “As aventuras do Capitão Pirata da Barba Verde”, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, pela editora Tordesilhinhas. O livro foi ilustrado pela dracenense Maísa Quinhone Shigematsu, e está em quinto lugar na lista dos mais vendidos da livraria e em primeiro lugar na categoria infantil.
Maísa é filha dos dracenenses Mário Shigematsu e Luíza Quinhone. Estudou no Colégio Anglo-CID e praticou tênis por muitos anos, recebendo diversos títulos e prêmios. Na época, seu treinador sugeriu que ela fosse estudar em outro país, com bolsa integral através do tênis. Foi quando aos 18 anos, com o apoio dos pais, irmãos e professores, a dracenense decidiu iniciar os estudos nos Estados Unidos, cursando Design Gráfico, na Universidade West Virgínia Wesleyan.
Após a formação, Maísa voltou para o Brasil. Trabalhou em São Paulo com design corporativo por quase dois anos, quando decidiu sair da empresa e trabalhar com ilustração, mostrando seu lado artístico. Foi quando a escritora Claudia Neufeld, amiga e ex-chefe de Maísa, a convidou para participar do projeto infantil. Claudia é mãe de um adorável menino de quatro anos. Na batalha diária para fazer seu filho dormir, ela contava histórias para ele, e em uma dessas noites, motivada pela adoração que o menino tem por piratas, criou “As aventuras do Capitão Pirata da Barba Verde”.
A maternidade e a profissão são dois mundos que a fizeram se aproximar dos encantos das cores, formas e linguagens voltadas ao universo infantil. Repetiu a mesma história para seu filho durante muitas noites. O pequeno garoto repassou a historinha aos seus colegas de escola, que contaram às suas mães. Essas mães entravam em contato com Claudia para saber onde a história poderia ser adquirida. Foi quando a escritora decidiu registrar a aventura em formato de livro.
Em aproximadamente 12 meses de trabalho intenso, Maísa desenvolveu imagens amplas e vibrantes, cheia de cores e detalhes que prendem a atenção das crianças. A ilustradora contou que se encontrou neste projeto e que todas as expectativas foram superadas. No dia do lançamento foram vendidos 278 exemplares, recorde de lançamento infantil na Livraria Cultura, passando na frente de sucessos como “Peppa Pig”.
As aventuras do Capitão Pirata da Barba Verde possui um grande diferencial dos demais livros infantis. O livro é bilíngue. De um lado, a capa do livro é em português, ao virar de ponta cabeça, o mesmo livro pode ser lido na língua inglesa. A versão em inglês do livro foi realizada pela também dracenense e amiga de infância de Maísa, a intérprete Thaís Tamaóki Figueiredo.
O trabalho de Thaís consistiu em revisar o texto em português e fazer a versão para o inglês. “The Adventures of Captain Pirate Green Bear” foi seu primeiro projeto literário.
Atualmente, Thaís cursa pedagogia e o projeto traz um significado ainda maior para sua vida pessoal e profissional. “Foi um trabalho gostoso e desafiador, que incluía me colocar no lugar dos adultos que leriam a história para as crianças e imaginar como elas receberiam aquelas palavras. Para isso, pensei uma linguagem delicada, simples e infantil, que deveria, acima de tudo, divertir”, destacou a intérprete. Thaís é filha de Telma Tamaóki Figueiredo e Adel Alves Figueiredo Filho. Atualmente reside e estuda em São José do Rio Preto.
HISTÓRIA – As aventuras do Capitão Pirata da Barba Verde conta a história do temido capitão Pirata da Barba Verde, que acaba de recrutar marujos para uma inesquecível caçada ao tesouro. O que ele não esperava era que uma adorável cadelinha subisse a bordo. Apesar de a tripulação esconder a nova companheira, apelidada carinhosamente de Sally, o capitão fica furioso ao descobrir a intrusa e ordena que se livrem dela. Os marujos não aceitam e tentam encontrar alguma alternativa para ficar com Sally. Em uma reviravolta surpreendente, um navio se aproxima e o capitão Pirata decide saqueá-lo. Será que o capitão finalmente conseguirá se livrar de Sally? Ou será que os marujos transformarão a cadelinha em uma autêntica pirata, conquistando o chefe da embarcação? O texto em letra bastão, as cores e os números, além dos mistérios escondidos em cada ilustração, são providenciais para o estímulo do desenvolvimento linguístico e cerebral das crianças.
É comum que, cada vez mais, os pais se preocupem em incentivar as crianças para o aprendizado de uma segunda língua. Não foi diferente com a escritora, que inovou ao apresentar em sua obra um texto bilíngue, visando enriquecer a experiência do leitor com o inglês de maneira lúdica e natural. O livro pode ser encontrado nas melhores livrarias do país, pelo valor de R$ 39,90.