O Dia Internacional do Idoso foi comemorado na quarta-feira, 1º, e em alusão a data, os idosos do Lar Beneficente São Doutrina e da Casa dos Velhos tiveram uma manhã especial onde foi servido café da manhã, nas dependências da Pousada Bom Samaritano. Foi a primeira vez que houve interação com as duas entidades.
Os velhinhos tiveram a oportunidade de fazerem amizades, descontrair e interagirem um com o outro. A Pousada se prontificou em oferecer o transporte para os idosos do Sã Doutrina e todos foram muito bem recepcionados na entidade.
Equipes de colaboradores das duas instituições acompanharam os idosos no passeio. Segundo a assistente social, Franciane Santos, a aproximação dos dois asilos na atividade foi importante para o fortalecimento de vínculos entre os idosos.
Para dar continuidade às comemorações na semana do idoso, no próximo dia 8, estudantes da Emefi Waldomiro Machado visitarão o Lar Sã Doutrina para realizar apresentações artísticas aos idosos. No dia 9, os alunos da Instituição Novo Amanhecer (INA) realizarão o Dia da Beleza, onde todos os velhinhos receberão um tratamento especial.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto País do mundo em número de idosos. Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, juntamente com o aumento da expectativa média de vida que também aumentou acentuadamente no país.
DATA – Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.