A Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está desenvolvendo ações para tratar da execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – (denominado Acessuas Trabalho). Trata-se de um programa do Governo Federal (PAC 2 – Brasil sem Miséria), que busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da articulação e da mobilização à integração ao mundo do trabalho.
A iniciativa se materializa em um conjunto de ações de articulação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda e de mobilização, encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidade a políticas referentes ao trabalho e emprego.
Da região da Alta Paulista, apenas Osvaldo Cruz e Dracena foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social para participar do programa. Os critérios utilizados foram: o número de habitantes e o número de pessoas inseridas no Cadastro Único.
Em Dracena, a mobilização teve início com reuniões da equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, coordenada pela gestora Guiomar Pedretti, com os seguintes setores: representantes das escolas estaduais e das etecs; Secretaria de Indústria, Comércio e Habitação; todos os secretários responsáveis pelos estagiários e por último com os estagiários da Prefeitura. Guiomar é gestora do Programa Acessuas na cidade, com a técnica Edilene Rodrigues. Três profissionais foram contratados para auxiliar o município no desenvolvimento do programa.
De acordo com Guiomar Pedretti, a operacionalização do programa ocorrerá da seguinte forma: identificação do perfil produtivo e as potencialidades do município; perfil das famílias em situação de vulnerabilidade, articulação com os sistemas “S” (Sebrae, Senac, Senai, Sesc e Sesi) e mobilização da população para participar desses cursos e se inserir no mercado de trabalho.
“O programa visa conhecer a demanda de profissionais de que a cidade necessita para capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho, além disso, conhecendo o perfil da mão-de-obra local é possível atrair empresas para Dracena”, considerou Guiomar Pedretti.