Devido o feriado municipal no dia 8 de dezembro (aniversário de Dracena), o prazo final para o produtor entregar a declaração manual da vacina contra a febre aftosa no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Dracena, foi antecipado para sexta-feira, dia 5.
A campanha de vacinação encerra no próximo dia 30 e o prazo final para entrega da declaração, que comprova a imunização do rebanho, encerra no dia 7 em todo o estado de São Paulo. Mas a data é um domingo e por isso o produtor tem até a segunda-feira, dia 8 para fazer o procedimento da entrega da declaração.
Por se tratar de feriado municipal, o EDA não irá funcionar na segunda-feira, dia 8, o que fez o Escritório de Defesa antecipar o prazo final para entrega da declaração na sexta-feira, 5.
O produtor também pode procurar outra unidade da Defesa Agropecuária da região para entregar a declaração ou fazer a declaração pela internet, por meio do programa Gedave, até o dia 8.
O pecuarista que deixar de vacinar ou aquele que vacinou e não entregar a declaração será multado. Quem não imunizar vai pagar multa de cinco Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) por cabeça não vacinada. Aqueles que vacinarem e não entregarem a declaração pagarão multa de 3 Ufesp por cabeça não declarada.
Cada Ufesp vale R$ 20,14.