O subtenente Valdoir Dorneles Marques termina o seu período na chefia da instrução neste final de ano no Tiro de Guerra de Dracena. Ele chegou à cidade em janeiro de 2013 e terminará de cumprir o seu biênio de instrução no próximo mês, deixando a função para o 1º sargento Luciano Moura de Oliveira, de Sorocaba.
Dorneles disse ter cumprido o plano regional de instrução estabelecido e agradece o apoio da população para concretizar com grande êxito os dois anos de serviços prestados à comunidade. “Neste período em que permaneci no município todos os projetos militares foram cumpridos. Dracena é uma cidade boa e tranquila para trabalhar e desempenhar as tarefas. Foi muito fácil devido ao bom relacionamento e o contato próximo das pessoas”, contou Dorneles.
O subtenente acaba de entrar em férias e já se prepara para passar as funções para o novo chefe de instrução no início de janeiro. Em seguida, Dorneles seguirá para a Companhia de Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas (RS).
Sargento Moura acabou de se instalar na cidade com sua família e disse que foi muito bem recepcionado pela população, pela Delegacia do Serviço Militar e autoridades municipais. Ele disse já ter rodado o Brasil, mas percebeu logo de início que: “Dracena é uma cidade agradável, bem estruturada, com um povo caloroso e as autoridades estão realmente preocupadas com a população”.
Moura vem de Sorocaba da 14º Circunscrição do Serviço Militar, mas é natural de Ponta Grossa (PR) e já trabalhou em vários estados brasileiros somando 24 anos de carreira militar. Um dos objetivos do sargento nesta instrução será resgatar atiradores antigos para valorizar e mostrar para sociedade o que aconteceu com a vida desses atiradores após o Tiro de Guerra, além de constatar o trabalho psicológico e físico e todos os projetos desenvolvidos para a sociedade para fomentar o objetivo do TG, que é fazer a formação dos jovens cidadãos para que futuramente ele possa estar preparado para outras atuações.